Hoje vamos falar sobre as Placas OSB, bem como as suas características e usos. Também conhecida como placa de vertente orientada. São utilizados tanto em elementos estruturais, como em pisos ou na fabricação de móveis cada vez com maior frequência.
O que é a Placa OSB?
OSB, Oriented strand board, é uma espécie de aglomerado feito de camadas de chips de madeira prensada, orientada na mesma direção. Cada camada segue, como nas placas de compensado, uma orientação perpendicular à camada anterior, para obter maior estabilidade e resistência.
A placa OSB é perfeitamente identificável devido ao tamanho dos chips e sua orientação na superfície da placa. No entanto, este varia de cor consoante o tipo de madeira utilizada no seu processo de fabrico, o sistema de colagem utilizado e as condições de prensagem, desde a cor palha ao castanho claro.
As propriedades de isolamento, isolamento acústico e resistência As placas OSB são semelhantes às da madeira “natural”, embora a incorporação de resinas e aditivos tenda a melhorar ligeiramente certas características.
Tipos de Placas OSB
As placas de chip orientadas são classificadas em 4 grupos:
- OSB-1: Uso interno, basicamente móveis. É a gama mais básica e a sua comercialização atualmente é muito limitada.
- OSB-2: Carregue aplicativos em ambientes secos.
- OSB-3: Carregando aplicativos em ambientes relativamente húmidos. Atualmente é o tipo de placa OSB mais comum e com a melhor relação custo-benefício.
- OSB-4: alto desempenho de carga em ambientes relativamente húmidos.
Vantagens
- Um preço comparativamente mais baixo.
- Uma grande força de rutura e torção.
- Não apresentam nós, o que facilita a usinagem e cortes posteriores.
- Sua fabricação tem um menor impacto ambiental. Não é necessário usar espécies específicas para fazer placas OSB; árvores de crescimento rápido ou mesmo pequenas podem ser usadas.
- Reciclável
- Por ser uma alternativa totalmente industrial, não há limitações de tamanho. Podem ser fabricados painéis de dimensões maiores do que podemos conseguir com madeira maciça.
Desvantagens
- Diante de condições adversas de humidade e sem o tratamento correspondente, deformam-se mais do que o compensado.
- É algo mais pesado e um pouco menos rígida. Embora por outro lado a resistência seja praticamente a mesma em todos os pontos.
Usos da Placa OSB
- Elementos estruturais. Em países onde a construção de casas de madeira é comum, a placa OSB é a mais utilizada para formar as paredes. É fixado ao quadro de vigas, entre as quais está o isolamento.
- Revestimento de parede. Seu uso como revestimento é amplo, não sendo desencorajado em nenhum ambiente específico. Pode até ser utilizado para cobrir paredes e tetos de cozinhas e banheiros, porém nesses ambientes húmidos teremos que instalar uma placa OSB adequada e vedá-la adequadamente.
- Andares. Eles são uma superfície ideal para posteriormente colocar algum tipo de pavimento flutuante, como pisos laminados. Mas você também pode deixar as placas OSB à vista. Eles dão muito calor aos espaços e naqueles decorados com um estilo moderno e minimalista podem representar um contraponto interessante.
- Móveis. Muitos designers aproveitam sua aparência “inacabada” para criar móveis com uma estética despreocupada. Mesas, prateleiras e portas são apenas algumas das opções. Também são usados para decorar espaços comprovados, como escritórios e locais públicos. Além disso, é cada vez mais comum encontrar armários de cozinha e banheiro feitos com esse material
Estas são as características e usos das placas OSB, para saber mais pode visitar o nosso site ou a nossa loja em Vila Franca do Rosário.